Associados > Orientao de higiene bucal

1- Como manter uma boa sade bucal?

Uma boa higiene bucal uma das medidas mais importantes que voc pode adotar para manter os seus dentes e gengivas em ordem. Dentes saudveis no s contribuem para que voc tenha uma boa aparncia, mas so tambm importantes para que voc possa falar bem e mastigar corretamente os alimentos. Manter uma boca saudvel importante para o bem-estar geral das pessoas. Devemos ter em mente que a preveno a maneira mais econmica, menos dolorida e menos preocupante de se cuidar da sade bucal e que ao se fazer preveno estamos evitando o tratamento de problemas que se tornariam graves.

2- Que doenas podem se originar na boca?

A boca mais do que a porta de entrada de alimentos para a subsistncia humana tambm o caminho inicial para muitas doenas, inclusive enfermidades graves, que podem levar morte. Entre os problemas que podem surgir a partir de uma infeco bucodentria est reumatismo articular agudo, nefrite, artrite, gastrite e endocardite bacteriana.

3- Quais so os problemas bucais mais comuns?

Dentre os problemas bucais mais comuns podemos citar a placa bacteriana que uma pelcula formada na superfcie do dente e composta por bactrias que, ao se unirem aos restos alimentares e saliva formam a placa bacteriana. Apesar de quase invisvel, o acmulo da placa bacteriana a origem de quase todos os problemas bucais mais comuns como a crie, trtaro, gengivite, doenas da gengiva e o mau hlito.

4- Quais so os procedimentos bsicos de higiene bucal?

Os dentes devem ser escovados no mnimo duas vezes por dia, de preferncia sempre depois das refeies e antes de dormir, e deve-se usar o fio dental pelo menos uma vez por dia. Para algumas pessoas o uso de fio dental pode ser recomendado depois de todas as refeies.

5- Existem alguns 'mitos' em termos de sade bucal?

Sim. Educao e informao significam tambm deixar de lado histrias da vov sobre os dentes. Muitos mitos e histrias curiosas perdem a graa quando afastam o indivduo de uma sade bucal adequada. Por exemplo: quem foi que disse que usar fio dental "abre" os dentes? Isso mentira. Ao contrrio, no se pode pensar em uma higienizao bucal bem feita sem o fio dental, que limpe lugares que a escova no alcana. Outra: escovar demais gasta os dentes, uma das doenas de maior prevalncia ainda a crie". Outro mito de que os todos os dentes caem com o tempo, uma mentira pois somente os chamados dentes de leite caem para dar lugar segunda e definitiva dentio. Esta, se bem cuidada, dura para sempre. possvel chegar aos 80 anos com os dentes perfeitos!

6- Atualmente, as pessoas esto mais preocupadas com o seu sorriso?

Um sorriso bonito vem acompanhado dos sentimentos de segurana e autoconfiana, isso contribui tanto na vida pessoal, quanto na vida profissional, mas o fator principal para almejar o sorriso perfeito a constante preocupao com a esttica dos dentes.

7- Que dicas vc d para que as pessoas mantenham uma boca saudvel?

Inclua os cuidados bsicos na sua rotina

Na rea restrita voc encontra:

RESPONSVEL TCNICO: